Pular para o conteúdo principal

Daemon

 Acho que não sou uma pequena vilã.

Sou mais — medíocre, burra, sem um pingo de inteligência.

Burra, burra — o rótulo do consenso geral.

Epistemicamente tardia: chego depois do gesto; só entendo o mundo quando já o pus em movimento.

Tão burra que só percebe os fatos depois dos atos.


Agora sei da minha mediocridade; não fujo de vestir esse manto.

Resigno-me ao fato e tento não me tornar inteiramente ele — apenas mais um manto entre os que colecionei.

Mesmo aceitando esta versão, não a faço absoluta: há tantas outras que não se desprenderam de mim.

Imagino-me caminhando ao kaos, ofertando a cada uma, e ficando talvez só com o que em mim é consciente.


Mas não falo do mundo material quando digo isso — falo de travessia ontológica.

No rito, o kaos dissolve vestes; a Consciência, eu a suponho essência cósmica, resta como testemunha.

A Burrice, então, deixa de ser sentença para virar personagem: chama-se Burrice e pode comandar — ou ser comandada.

Escrevi para isso: para tornar o manto nomeável, hipostático, para que exista fora de mim e eu possa dialogar, rir, expulsar ou oferecer.


Não mais: “sou burra” como autoacusação.

Agora: conheço a Burrice tão bem que posso colocá-la diante de mim como comandante separado.

Entregar ao kaos não é abandono moral; é gesto escatológico-ontológico.

Se permanecer algo depois do rito, que seja a consciência — não a culpa, não o peso, apenas a lucidez que vigia.

 É curioso que os daemons tragam virtudes, riquezas, sabedoria. Se são traços nossos refletidos no cosmos, deveriam trazer à tona o mal que nos constitui.

Belzebu ou Lúcifer são evocados em troca de favores fenomenicos, mas se o ato é ontológico, gesto é constituição, então o que se invoca é assunção do demoníaco global, inteiro. Seras capaz de dominar ou será dominado?

Por que eu não enlouqueço de vez?

Existir é o fardo do tédio rotineiro que leva a um fim sem finalidade.

Por que se quer tanto existir?

Colecionar estantes de dores sem significado?

A loucura parece cura para essa ordem justificada pelo

Irreferencial!

Melhor ainda não ter que haver — sem nada, sem fardo tedioso de dia após dia, rumando ao fim, e pior, sabendo disso.

Nada é o que quero ser!

E Então, eu me descubro um demônio carcomido!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Devir-Mulher: O Fluxo Essencial do Ser

Em muitas correntes filosóficas, o conceito de devir é central para entender como a vida, o ser, a matéria e o espírito estão em constante movimento. O devir é o processo de transformação, mudança contínua, que nunca se concretiza em um estado final ou estático. Mas e se, ao pensarmos sobre o devir, pudermos também questionar o que está se transformando, como ele se origina e, principalmente, de onde vem essa força transformadora? Quando exploramos o devir-mulher, como o entendo aqui, não se trata apenas de uma mudança fluida, aberta e indefinida, como nos propõem Deleuze e Guattari. O que está em jogo não é apenas um movimento sem forma ou uma transição indefinida, mas uma essência primordial, que se conecta diretamente com a própria base da vida humana e natural. O devir-mulher não é apenas um potencial de transformação, mas a própria força vital, a energia que mantém os seres e suas relações em continuidade. A mulher, nesse devir, é a representação dessa força unificadora, um elo es...

Filosofia do Irredutível

Não se trata de escolher um fundamento. Trata-se de negar tudo o que tenta ocupar esse lugar até que reste apenas o que não cede. Não é a negação como recusa. É a negação como operação. Linguagem não escapa. Se se diz que é limite da linguagem, ainda assim se diz. Silêncio não escapa. Se se apela ao silêncio, ele comparece. Indizível não escapa. Se se invoca o indizível, ele insiste como limite. Nada disso suspende. Nada disso retira o problema. Tudo isso já está no haver. Não para uma mente. Não para um sujeito que percebe. Para que haja qualquer mundo. Não há um “para quem” anterior a isso. Então não é questão de dizer melhor. É questão de não poder evitar. Há. Não como coisa. Não como ente. Não como conceito que se sustenta por si. Mas como impossibilidade de não haver. Tentar negar isso não falha. Não chega a se sustentar como tentativa. Porque a negação já opera no haver. E essa impossibilidade não é inerte. Ela não permanece muda sem consequência. Não se sustenta um haver absolut...

Quero

Quero que me ame de forma de forma sobrenatural, que sobrepuje as convenções  morais,  que inflija as leis naturais,  que ultrapassarmos organismos mortais. Quero somente a ti! Do instante passado não me esqueci, no cérebro conservar-te,  com o corpo afagar-te Quero luxúria explícita! Filha dos desejos seus,  dono dos desejos meu,  carrasco do corpo meu. Quero tempestade e bonança!  Dar-lhe júbilos em abundância,  ser sua única esperança, e em seu sacrifício morrer fustigado.