Pular para o conteúdo principal

Da Incompletude da Representação e dos Limites do Conhecimento Formal

 

Da Incompletude da Representação e dos Limites do Conhecimento Formal

O problema não está em afirmar que a matemática é incapaz de conhecer. Ao contrário: precisamente porque a matemática conhece com rigor, seus próprios limites tornam-se filosoficamente significativos.

Os teoremas da incompletude de Kurt Gödel pertencem, em sua demonstração imediata, ao domínio da lógica matemática. Eles dizem respeito a sistemas formais suficientemente expressivos, consistentes e capazes de representar determinada aritmética. Sob essas condições, existem proposições que não podem ser demonstradas dentro do próprio sistema. A consequência rigorosa não é que “tudo seja incognoscível”, nem que a realidade seja necessariamente incompleta. A consequência é mais precisa e, por isso mesmo, mais profunda: um sistema de representação não coincide necessariamente com a totalidade das verdades que podem ser formuladas a respeito do domínio que ele representa.

Essa distinção tem alcance epistemológico.

Conhecer por meio de um sistema formal significa operar segundo determinadas regras de formação, inferência e demonstração. O sistema estabelece aquilo que pode ser derivado a partir de seus axiomas e regras. Gödel mostra que, para certos sistemas, essa capacidade interna não se confunde com a totalidade das verdades aritméticas que o sistema é capaz de expressar.

Há, portanto, uma diferença entre aquilo que é verdadeiro, aquilo que pode ser formulado e aquilo que pode ser demonstrado a partir de determinado sistema.

Essa diferença não deve ser apagada.

I. A representação não é o fenômeno

Quando essa questão é deslocada da lógica para a epistemologia da ciência, surge um problema análogo, embora não idêntico.

Um modelo científico não é o fenômeno inteiro. Ele é uma determinação formal, matemática, experimental ou conceitual de determinados aspectos do fenômeno. Para funcionar, ele necessariamente seleciona variáveis, estabelece condições, elimina graus de liberdade, fixa escalas e abstrai relações consideradas irrelevantes para determinado propósito.

Isso não constitui um defeito da ciência. É precisamente uma das condições de sua eficácia.

O problema começa quando a eficácia de uma representação em determinado domínio é convertida em identidade ontológica entre representação e realidade.

Que uma equação descreva corretamente determinado comportamento não significa que tudo aquilo que constitui o fenômeno esteja contido explicitamente na equação. Significa que, sob determinadas condições e para determinado regime, aquela representação captura relações suficientes para produzir previsões adequadas.

A adequação empírica não implica exaustão ontológica.

Essa distinção é decisiva:

o modelo pode determinar corretamente algo sem determinar tudo aquilo que constitui o real que ele modela.

II. A determinação pode pertencer à relação

É aqui que surge uma segunda questão.

Uma determinação não precisa estar presente como propriedade isolada de cada elemento de um sistema para ser uma determinação real do sistema.

Considere o movimento circular. Não existe uma “força centrípeta” como objeto independente esperando no espaço antes da configuração dinâmica. A força centrípeta é uma determinação da dinâmica do sistema. Ela corresponde à componente radial da força resultante responsável pela aceleração em direção ao centro.

Assim, a determinação não está simplesmente em A, nem simplesmente em B.

Ela emerge da configuração relacional:

A + B + condições dinâmicas → nova determinação.

Isso não significa que a determinação seja fictícia. Seus efeitos são mensuráveis.

O ponto filosófico é outro: a realidade de uma determinação não exige que ela esteja previamente disponível como propriedade isolada dos elementos que participarão de sua constituição relacional.

Essa questão torna-se ainda mais evidente em sistemas complexos, nos quais diferentes escalas, condições iniciais e interações produzem comportamentos que não são adequadamente descritos quando se considera apenas um conjunto restrito de relações.

O que aparece como “novo” no comportamento do sistema não precisa ter surgido do nada. Pode ser uma determinação efetiva de uma configuração que excede o recorte utilizado pelo observador.

III. O desconhecido não é necessariamente uma entidade oculta

É preciso, entretanto, evitar um erro simétrico.

Se um modelo não explica determinado comportamento, não se segue que exista uma “força oculta” responsável por ele.

O desconhecimento não autoriza a invenção de entidades.

O que pode ser afirmado é algo mais sóbrio: o modelo pode não conter todas as determinações relevantes para aquele comportamento.

Isso é epistemologicamente diferente.

Há uma diferença entre:

“Existe uma força desconhecida.”

e:

“Não sabemos se as variáveis e relações atualmente representadas são suficientes para determinar o comportamento observado.”

A segunda afirmação é metodologicamente legítima. A primeira exige evidência independente.

Essa distinção é justamente o que impede que a crítica aos limites do conhecimento científico se transforme em anticiência.

IV. O problema das relações não concebidas

Esse ponto aproxima a questão dos problemas de subdeterminação científica.

Uma hipótese científica raramente é confrontada com a realidade completamente isolada. Ela funciona dentro de uma rede de pressupostos, condições iniciais, modelos auxiliares, procedimentos experimentais e escolhas de representação.

Consequentemente, quando uma previsão falha, o resultado empírico não determina automaticamente qual elemento dessa rede deve ser abandonado.

Mais radicalmente, a história da ciência mostra que não precisamos considerar apenas alternativas já presentes no nosso espaço conceitual. Existem possibilidades que sequer foram concebidas.

Isso introduz uma dificuldade epistemológica fundamental:

não podemos representar como conjunto fechado todas as possibilidades explicativas antes de saber quais possibilidades existem.

O desconhecido não é simplesmente uma variável ainda não preenchida numa tabela conhecida.

Às vezes, o que falta é precisamente a categoria pela qual deveríamos descrever aquilo que encontramos.

V. Escalas, fluidos e o problema da determinação

Os fluidos oferecem um exemplo particularmente fértil.

Um fluido pode ser descrito em diferentes escalas. Em uma descrição microscópica, aparecem partículas e interações. Em uma descrição macroscópica, aparecem pressão, viscosidade, densidade, vorticidade e outros parâmetros efetivos.

Quando mudamos de escala, não estamos simplesmente trocando os nomes das mesmas entidades. Estamos alterando o espaço de descrição.

Certas determinações tornam-se relevantes precisamente porque estamos considerando uma configuração coletiva.

A turbulência radicaliza esse problema. Há interação entre escalas, formação de estruturas, transferência de energia e sensibilidade às condições do sistema. Uma descrição que elimina graus de liberdade precisa, de algum modo, incorporar os efeitos daqueles graus de liberdade que deixou de representar.

Isso mostra algo importante:

eliminar uma variável da representação não significa eliminar seus efeitos da realidade.

O que foi excluído do modelo pode reaparecer indiretamente como comportamento efetivo, termo corretivo, parâmetro macroscópico ou dinâmica coletiva.

A ausência de uma determinação na representação não equivale à ausência dessa determinação no fenômeno.

VI. Gödel e a diferença entre o sistema e aquilo que ele pode determinar

É nesse ponto que Gödel adquire importância filosófica.

Não porque Gödel tenha demonstrado que existem forças físicas desconhecidas.

Ele não demonstrou isso.

Não porque seus teoremas sejam uma teoria da natureza.

Eles não são.

A importância filosófica está em mostrar, de maneira matemática e incontornável, que há uma diferença entre um sistema formal e aquilo que pode ser verdadeiro acerca do domínio formalizado por esse sistema.

Essa demonstração destrói uma identificação ingênua entre formalização e totalidade.

Um sistema pode ser extremamente rigoroso sem ser total.

Pode ser consistente sem ser completo.

Pode determinar uma enorme quantidade de verdades sem, por isso, possuir em si mesmo todos os recursos necessários para determinar tudo o que pode ser verdadeiro dentro do domínio que representa.

Isso não é uma falha acidental da matemática. É uma característica estrutural demonstrada sob condições precisas.

E justamente por ser uma demonstração matemática, sua importância epistemológica não pode ser descartada como mera especulação filosófica.

VII. Da incompletude formal à humildade ontológica

A consequência filosófica não deve ser:

“Como existem limites, então qualquer coisa pode ser verdadeira.”

Isso destruiria a própria possibilidade de conhecimento.

A consequência mais rigorosa é exatamente o contrário:

devemos distinguir o conhecimento que uma representação produz da pretensão de que essa representação esgote aquilo que existe.

A ciência continua podendo conhecer.

A matemática continua podendo demonstrar.

A física continua podendo medir.

Um modelo continua podendo ser extraordinariamente preciso.

Mas nenhuma dessas capacidades autoriza, por si só, a passagem:

“isto é o que conseguimos representar” → “isto é tudo o que existe”.

Essa passagem exige uma justificativa adicional.

E é justamente essa passagem que precisa ser examinada.

VIII. O ponto ontológico

A questão pode então ser formulada de maneira mais radical.

Talvez a realidade não deva ser pensada como um conjunto de objetos possuindo propriedades previamente determinadas, que posteriormente descobrimos e catalogamos.

Talvez parte das determinações do real pertença essencialmente às relações, escalas, configurações e processos nos quais os elementos estão inseridos.

Nesse caso, o fato de uma determinação não estar presente no nível isolado de descrição não significa que ela seja irreal.

Ela pode ser uma determinação do sistema.

E, inversamente, o fato de conseguirmos representar uma determinação não significa que tenhamos capturado a totalidade das relações que a tornam possível.

O real pode exceder sua representação sem, por isso, tornar-se irracional ou incognoscível.

Esse é o ponto decisivo.

Excesso ontológico não significa caos epistemológico.

Significa apenas que a realidade e a representação não são a mesma coisa.

IX. Uma formulação provisória

Podemos, portanto, estabelecer uma tese epistemológica mínima:

Toda representação determina algum aspecto do fenômeno segundo suas próprias condições de formalização, mas a determinação obtida pela representação não deve ser confundida com a totalidade das determinações ontológicas do fenômeno.

E uma segunda tese:

Uma determinação pode ser real enquanto determinação de uma relação, mesmo quando não constitui uma propriedade isolada dos elementos que compõem essa relação.

E uma terceira, derivada da primeira:

Os limites internos de uma forma de representação constituem informação epistemológica sobre o alcance dessa representação, e não uma demonstração de que aquilo que ela não determina seja inexistente.

Gödel, nesse contexto, não oferece uma ontologia da realidade.

Ele oferece algo talvez mais fundamental para o problema: uma demonstração de que rigor formal e totalidade cognitiva não são conceitos equivalentes.

A partir daí, a questão permanece aberta.

O que existe não precisa coincidir com aquilo que conseguimos formalizar.

O que conseguimos formalizar não precisa ser falso por ser parcial.

E aquilo que ainda não conseguimos determinar não precisa, por isso, ser irreal.

Entre o fenômeno e sua representação permanece uma diferença.

É nessa diferença que começa o problema ontológico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Devir-Mulher: O Fluxo Essencial do Ser

Em muitas correntes filosóficas, o conceito de devir é central para entender como a vida, o ser, a matéria e o espírito estão em constante movimento. O devir é o processo de transformação, mudança contínua, que nunca se concretiza em um estado final ou estático. Mas e se, ao pensarmos sobre o devir, pudermos também questionar o que está se transformando, como ele se origina e, principalmente, de onde vem essa força transformadora? Quando exploramos o devir-mulher, como o entendo aqui, não se trata apenas de uma mudança fluida, aberta e indefinida, como nos propõem Deleuze e Guattari. O que está em jogo não é apenas um movimento sem forma ou uma transição indefinida, mas uma essência primordial, que se conecta diretamente com a própria base da vida humana e natural. O devir-mulher não é apenas um potencial de transformação, mas a própria força vital, a energia que mantém os seres e suas relações em continuidade. A mulher, nesse devir, é a representação dessa força unificadora, um elo es...

Filosofia do Irredutível

Não se trata de escolher um fundamento. Trata-se de negar tudo o que tenta ocupar esse lugar até que reste apenas o que não cede. Não é a negação como recusa. É a negação como operação. Linguagem não escapa. Se se diz que é limite da linguagem, ainda assim se diz. Silêncio não escapa. Se se apela ao silêncio, ele comparece. Indizível não escapa. Se se invoca o indizível, ele insiste como limite. Nada disso suspende. Nada disso retira o problema. Tudo isso já está no haver. Não para uma mente. Não para um sujeito que percebe. Para que haja qualquer mundo. Não há um “para quem” anterior a isso. Então não é questão de dizer melhor. É questão de não poder evitar. Há. Não como coisa. Não como ente. Não como conceito que se sustenta por si. Mas como impossibilidade de não haver. Tentar negar isso não falha. Não chega a se sustentar como tentativa. Porque a negação já opera no haver. E essa impossibilidade não é inerte. Ela não permanece muda sem consequência. Não se sustenta um haver absolut...

Quero

Quero que me ame de forma de forma sobrenatural, que sobrepuje as convenções  morais,  que inflija as leis naturais,  que ultrapassarmos organismos mortais. Quero somente a ti! Do instante passado não me esqueci, no cérebro conservar-te,  com o corpo afagar-te Quero luxúria explícita! Filha dos desejos seus,  dono dos desejos meu,  carrasco do corpo meu. Quero tempestade e bonança!  Dar-lhe júbilos em abundância,  ser sua única esperança, e em seu sacrifício morrer fustigado.